sábado, 5 de outubro de 2013

Direitos de Aprendizagem de História


DIREITOS GERAIS

ANO 1
ANO 2
ANO 3
Identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc).

I/A

I/A/C

I/A/C
Distinguir as práticas sociais, políticas, econômicas e culturais específicas dos seus grupos de convívio e dos demais grupos de convívio locais, regionais e nacionais, na atualidade.

I/A

I/A/C

I/A/C
Identificar as práticas sociais, políticas, econômicas e culturais de grupos de convívio locais, regionais e nacionais, existentes no passado.
I/A
I/A
I/A/C
Formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das permanências e das mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade, ao longo do tempo e em diferentes lugares.

I

I/A/C

I/A/C
Identificar e utilizar os diferentes marcadores de tempo elaborados e/ou utilizados pelas sociedades em diferentes tempos e lugares.
I/A
I/A/C
I/A/C
Identificar e utilizar os diferentes instrumentos (individuais e coletivos) destinados à organização do tempo na nossa sociedade, no tempo presente: calendários, folhinhas, relógios, agendas, quadros de horários (horário comum e comercial, horários escolares), dentre outros.

I/A

I/A/C

A/C
Identificar, na vida cotidiana, as noções anterioridade, simultaneidade e posterioridade.
I/A

I/A/C
I/A/C
Distinguir e ordenar temporalmente os fatos históricos locais, regionais e nacionais.
I
I/A/C
I/A/C
Articular e estabelecer correlações entre os fatos históricos (locais regionais e nacionais) e a vidas vividas no tempo presente.
I
I/A/C
I/A/C
Identificar e comparar os diferentes tipos de registros documentais utilizados para a construção, descrição ou rememoração dos fatos históricos: textos manuscritos e impressos, imagens estáticas ou em movimento, mapas, registros orais, monumentos históricos, obras de arte, registros familiares, objetos materiais, dentre outros.

I/A

I/A/C

I/A/C
Vivenciar os eventos rememorativos (locais, regionais e/ou nacionais), identificar os fatos históricos aos quais se referem.
I/A
A/C
A/C
Formular e expressar (oralmente e por escrito) uma reflexão a respeito da importância destes eventos para os diferentes grupos de convívio da atualidade.
I/A
I/A/C
I/A/C


SUJEITOS HISTÓRICOS


ANO 1
ANO 2
ANO 3
Diferenciar as práticas sociais relacionadas ao âmbito da
economia, da política e da cultura.
I
I/A
I/A
Identificar e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) as
características (individuais e coletivas) comuns e particulares aos
membros dos grupos de convívio dos quais participa (familiares,
étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos,
recreativos, artísticos, esportivos, políticos, dentre outros),
atualmente e no passado.
I/A/C






I/A/C






I/A/C






Dialogar e formular reflexões a respeito das semelhanças e das
diferenças identificadas entre os membros dos grupos de convívio
dos quais participa (familiares, étnico-culturais, profissionais,
escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos,
esportivos, políticos, dentre outros), atualmente e no passado.
I/A




I/A




I/A/C





Identificar e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) as
características (individuais e coletivas) comuns e particulares aos
membros de outros grupos de convívio, locais e regionais,
atualmente e no passado.
I/A



I/A/C




I/A/C




Dialogar e formular uma reflexão a respeito das semelhanças e
das diferenças identificadas entre os membros de outros grupos
de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares,
de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos,
políticos, dentre outros), locais e regionais, atualmente e no  passado.
I/A





I/A





I/A/C





Identificar os diferentes tipos de trabalhos e de trabalhadores
responsáveis pelo sustento dos grupos de convívio dos quais
participa, atualmente e no passado.
I/A



I/A/C



I/A/C



Identificar os diferentes tipos de trabalhos e de trabalhadores
responsáveis pelo sustento de outros grupos de convívio (locais e
regionais), atualmente e no passado.
I/A



I/A/C



I/A/C



Identificar as diferentes instituições existentes na localidade, na
atualidade e no passado.






Formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma
reflexão a respeito das semelhanças e diferenças identificadas
entre as maneiras de trabalhar e/ou entre as práticas dos
trabalhadores, ao longo do tempo e em diferentes lugares.
I/A




I/A/C




I/A/C




Formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma
reflexão a respeito das mudanças e das permanências
identificadas nas maneiras de trabalhar e/ou nas práticas dos
trabalhadores, ao longo do tempo e em diferentes lugares.
I/A




I/A




I/A/C




Comparar as condições de existência (alimentação, moradia,
proteção familiar, saúde, lazer, vestuário, educação e participação
política) dos membros dos grupos de convívio dos quais participa
atualmente.
I/A/C




I/A/C




I/A/C




Comparar as condições de existência (alimentação, moradia,
proteção familiar, saúde, lazer, vestuário, educação e participação
política) dos membros dos grupos de convívio existentes, local e
regionalmente, no passado.
I/A




I/A




I/A/C




Selecionar e utilizar registros pessoais e familiares (documentos,
músicas, fotos, recibos, listas de compras, receitas de todo tipo,
contas domésticas, trabalhos escolares antigos, álbuns feitos ou
preenchidos domesticamente, cartas, brinquedos usados,
boletins escolares, livrinhos usados, dentre outros) para
formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma
sequência narrativa a respeito da sua própria história.
I/A







I/A







I/A/C







Identificar as vivências comuns aos membros dos grupos de
convívio locais, na atualidade e no passado.
I/A


I/A/C


I/A/C


Identificar as vivências específicas dos grupos de convívio locais e
regionais, na atualidade e no passado.
I/A


I/A/C


I/A/C


Articular as vivências dos grupos de convívio locais e regionais
atuais, às dos grupos de convívio locais e regionais, do passado.
I

I/A


I/A/C



TEMPO HISTÓRICO



ANO 1
ANO 2
ANO 3
Situar-se com relação ao “ontem” (ao que passou), com relação
ao “hoje” (ao que está ocorrendo) e com relação ao “amanhã” (a
expectativa do porvir).
I/A



A/C


C


Diferenciar ações ou eventos cotidianos ocorridos
sequencialmente, antes e depois de outros.
I/A


I/A/C


A/C

Diferenciar ações ou eventos cotidianos ocorridos ao mesmo
tempo do que outros.
Identificar as fases etárias da vida humana e as práticas
culturalmente associadas a cada uma delas, na atualidade e no
passado (com ênfase na infância).
I/A





A/C




A/C




Comparar e calcular o tempo de duração (objetivo e subjetivo)
das diferentes práticas sociais (individuais e coletivas), realizadas
cotidianamente.
I/A



I/A



I/A



Utilizar diferentes instrumentos destinados à organização e
contagem do tempo das pessoas, dos grupos de convívio e das
instituições, na atualidade: calendários, folhinhas, relógios,
agendas, quadros de horários (horário comercial, horários
escolares, horário hospitalar, horários religiosos, horários dos
meios de comunicação, dentre outros).
I





I/A






I/A






Identificar instrumentos e marcadores de tempo elaborados e/ou
utilizados por sociedades ou grupos de convívio locais e
regionais, que existiram no passado.
I


I/A



I/A



Ordenar (sincrônica e diacronicamente) os fatos históricos de
ordem pessoal e familiar.
I

I/A


I/A/C


Ordenar (sincrônica e diacronicamente) os fatos históricos
relacionados aos grupos de convívio dos quais participa.
I

I/A


I/A/C


Ordenar (sincrônica e diacronicamente) os fatos históricos de
alcance regional e nacional.
I

I/A


I/A


Identificar e comparar a duração dos fatos históricos vivenciados
familiarmente, localmente, regionalmente e nacionalmente.er
I

I/A


I/A


FATOS HISTÓRICOS


ANO 1
ANO 2
ANO 3
Identificar dados governamentais sobre a história da localidade
(rua, bairro e/ou município): origem do nome, data de criação,
localização geográfica e extensão territorial, produção econômica,
população etc.

I


I/A




I/A/C




Identificar e diferenciar os patrimônios culturais (materiais e
imateriais) da localidade (rua, bairro, município e estado).
I

I/A


I/A/C


Identificar os fatos históricos ou as práticas sociais que dão
significado aos patrimônios culturais identificados na localidade.
I/A


I/A/C


I/A/C


Identificar os grupos de convívio e as instituições relacionadas
à criação, utilização e manutenção dos patrimônios culturais da
localidade.
I


I/A



I/A/C



Comparar as memórias dos grupos de convívio locais a respeito
das histórias da localidade (rua, bairro ou município), com os
dados históricos oficiais (ou governamentais).
I


I/A



I/A/C



Comparar as memórias dos grupos de convívio locais a respeito
dos patrimônios culturais da localidade, com as memórias
veiculadas pelos dados oficiais (ou governamentais).
I


I


I/A



Identificar as aproximações e os afastamentos entre as memórias
compartilhadas por membros de diferentes grupos de convívio
sobre a história local.
I


I


I/A



Identificar as práticas econômicas e de organização do trabalho,
ocorridas na localidade no passado e compará-las às práticas
econômicas atuais (na localidade).
I


I/A



I/A/C



Identificar aspectos da organização política da localidade no
passado e compará-los com os principais aspectos da organização
política atual (na localidade).
I


I/A



I/A/C



Identificar aspectos da produção artística e cultural da localidade
no passado e no presente.
I/A

I/A


I/A/C


Mapear a localização espacial dos grupos de convívio atuais na
localidade.
I

I/A


I/A/C


Articular as formas de organização do espaço e as práticas sociais
dos grupos de convívio atuais e do passado, com sua situação de
vida e trabalho.
I


I/A



I/A/C



Identificar as formas de organização do espaço e as práticas
sociais dos grupos de convívio que existiram na localidade, no
passado.
I


I/A



I/A/C




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