sábado, 5 de outubro de 2013

Direitos de Aprendizagem de Ciências


DIREITOS GERAIS DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS
EIXOS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS

DIREITOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS


ANO 1

ANO 2

ANO 3
Elaborar compreensões sobre o mundo condizentes com perspectivas atuais da comunidade científica.
Compreensão conceitual e procedimental da ciência.
- Perceber as relações existentes entre as informações e os experimentos adquiridos e desenvolvidos por cientistas e o estabelecimento de conceitos e teorias.
- Relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores.
- Possuir conhecimentos sobre os processos e ações que fazem das ciências um modo peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo.
- Identificar as fontes válidas de informações científicas e tecnológicas e saber recorrer a elas.
- Aprender a tecer relações e implicações entre argumentos e evidencias. - Aprender a planejar modos de colocar conhecimentos científicos já produzidos e ideias próprias como suposições a serem avaliadas (hipóteses a serem exploradas).
- Desenvolver raciocínio lógico e proporcional.
- Aprender a seriar, organizar e classificar informações.
- Elaborar perguntas e aprender como encontrar conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema em questão.
- Estimular o exercício intelectual.


I

I/A

I/A/C
Entender que as compreensões sobre o mundo são produções humanas, criadas e influenciadas por seus contextos históricos.Aprendizagem
Compreensão sociocultural, política e econômica dos processos e produtos da ciência.
- Diferenciar ciência de tecnologia.
- Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana.
- Compreender a ética que monitora a produção do conhecimento cientifico - Considerar o impacto do progresso promovido pelo conhecimento científico e suas aplicações na vida, na sociedade e na cultura de cada pessoa.
- Compreender que o saber científico é provisório, sujeito a mudanças.
- Utilizar o conhecimento
científico para tomar decisões no dia-a-dia.
- Desenvolver posição critica com o objetivo de identificar benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas.
- Compreender a maneira como as ciências e as tecnologias foram produzidas ao longo da história.

I

I/A

I/A/C
Fazer uso da compreensão sobre o mundo para estabelecer a relação entre o conhecimento que se produz sobre este mundo e as aplicações e produtos que tal conhecimento possibilita gerar, quanto dos efeitos de ambos compreensão e produtos, para a vida social e política
Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente.
- Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente.
- Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso das sociedades.
- Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das  tecnologias para a promoção do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.
- Participar de situações em que os conceitos e procedimentos científicos juntamente com as reflexões sobre a natureza ética da ciência são mobilizados para direcionar tomadas de posição acerca de situações sociais atuais e relevantes.


I

I/A

I/A/C

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